Erros mais comuns ao abrir um CNPJ

Atualmente com o número de empreendedores se tornando cada vez mais amplo, a abertura de um CNPJ para esses profissionais que querem sair da informalidade tem sido frequente. 

Dados do Painel Mapa de Empresas, publicado no portal Gov.br recentemente, indicam cerca de 20 milhões de empresas ativas no país, sendo mais de três milhões abertas apenas em 2022.

No entanto, em alguns casos acabam sendo tomadas decisões prejudiciais ao próprio empreendedor e negócio. A falta de auxílio de uma contabilidade pode ser uma delas, por exemplo. 

Com o propósito de ajudar a sua empresa a contornar e solucionar esses problemas, nós do Virei Contador preparamos essa lista que facilitará sua vida na hora de corrigir o que for preciso. Segue adiante alguns erros comuns que a sua empresa pode estar cometendo.

Natureza jurídica, regime de tributação e CNAE

A escolha errada da natureza jurídica ou do regime de tributação pode trazer diversos problemas, como o pagamento a mais de impostos indevidos por exemplo. Mas problemas mais sérios também nos aspectos legal, financeiro, fiscal e administrativo.

Primordial na constituição de qualquer empresa, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas CNAE é capaz de garantir aos empreendedores o pagamento apropriado deimpostos. Justamente porque ela define o que a sua empresa faz, sendo possível determinar qual regime tributário ela pode optar. Para entender melhor essa relação acesse nosso artigo CNAE: O que é, e como definir o da sua empresa.

É essencial encontrar uma contabilidade de confiança e experiência que poderá analisar o seu caso. Na Virei Contador nossos contadores atuam como consultores no momento da abertura de empresa. Isso significa que você pode ficar tranquilo enquanto cuidamos da burocracia na constituição do seu CNPJ garantindo as melhores escolhas rumo ao sucesso do seu negócio.

Elaboração do Contrato Social ao abrir um CNPJ

O contrato social de uma empresa possui informações que determinam regras importantes do negócio. É considerável ter uma atenção especial na sua elaboração principalmente se tiver muitos sócios.

Ali deverão conter cláusulas sobre quem será o administrador responsável para assinar documentos, definição de quotas, distribuição de lucros e até caso de falecimento. Elabore bem o contrato para que qualquer problema nesses quesitos não acabe virando um processo judicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *