CNAE: O que é, e como definir o da sua empresa

Primordial na constituição de qualquer empresa, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas CNAE é capaz de garantir aos empreendedores o pagamento apropriado de impostos. Justamente porque ela define o que a sua empresa faz, sendo possível determinar qual regime tributário ela pode optar.

Entretanto, uma escolha de CNAE discrepante da atividade exercida na empresa, apenas com a intenção de pagar menos impostos, pode levar a uma séria desordem e futuros empecilhos.

O que é CNAE?

A CNAE é composta por um código de sete dígitos que definem o que a sua empresa faz, basicamente a atividade que ela exerce. Assim é possível determinar quais os regimes tributários que se pode optar, além de outros pontos importantes.

Fundamental na abertura de qualquer negócio, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas CNAE é obrigatório para todas as empresas, sendo que cada empresa pode ter mais de uma CNAE, onde são definidas a atividade primária e as outras atividades secundárias.

É simples de entender: A CNAE é a classificação Nacional de Atividades econômicas, composta por códigos, que servem para representar e categorizar as atividades econômicas que existem no Brasil.

Como definir o CNAE?

A Virei Contador te ajuda a escolher a melhor CNAE para o seu negócio. Nossos especialistas dão todo o apoio nas principais decisões no momento da constituição de uma nova empresa. Sabemos que é preciso pensar bem em qual CNAE você se encaixa, essa é uma decisão essencial ao seu negócio, pois vai influenciar as suas alíquotas e na classificação da sua empresa.

Você pode pesquisar as CNAEs existentes pelo site do IBGE clicando aqui. https://cnae.ibge.gov.br/

Na prática, no momento em que você for emitir uma nota fiscal, você escolhe qual o CNAE de acordo com a atividade que a sua empresa efetuou no serviço ou venda discriminado na nota. Portanto, cada nota emitida pode gerar uma alíquota e apuração de imposto diferente.

Como você já sabe, a escolha do CNAE correto para a sua empresa pode garantir que você pague apenas os impostos devidos, eliminando gastos desnecessários com tributos de forma legalizada. Uma classificação precisa dentro da atividade exercida na sua empresa aponta para um enquadramento tributário correto, especialmente às empresas optantes do Simples Nacional.

A escolha de um CNAE que vá contra as atividades exercidas pela sua empresa, pode fazer com que os órgãos fiscalizadores a considerem irregular, inclusive sofrendo a aplicação de multas.

Por isso o auxílio de um contador é essencial nessa etapa!

Resumindo, a classificação da atividade que o seu negócio exerce é de extrema importância, pois vai influenciar nos impostos a pagar referente à suas prestações de serviço, ou vendas de produto. Por isso, procure o auxílio de um contador especializado no momento da abertura da constituição da sua empresa.

Além disso, ele terá as ferramentas necessárias para realizar o processo de classificação e garantir a segurança do empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *